Jesus

sexta-feira, 6 de abril de 2012

A igreja necessita de lavadores de pés.

João 13,1-17

"1  ORA, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.
2  E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse,
3  Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus,
4  Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.
5  Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
6  Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?
7  Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.
8  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.
9  Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.
10  Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.
11  Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos.
12  Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?
13  Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.
14  Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.
15  Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
16  Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.
17  Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes."

       Queridos irmãos vemos o próprio Jesus antes de sua entrega na cruz servindo os seus, lavando os pés daqueles que ele amava, superando toda e qualquer espectativa dos discípulos. Vemos o mestre a lavar os pés de seus aprendizes! Uma coisa que nenhum outro homem ou mulher tinha feito em toda a historia da humanidade. Jesus é aquele que vem fazer nova todas as coisas, ele morre para nos devolver a identidade de filhos de DEUS, e essa identidade que nos foi devolvida é a identidade de verdadeiros cristãos, ser cristão é compreender a necessidade do próximo e ajuda-lo, é ser solidário ao próximo, é ser imagem e semelhança do DEUS vivo. Jesus fez isso com todos os seus, mostrando que o servo não é maior que o seu senhor, ele se rebaixou a um serviço que era próprio aos escravos, não os escravos judeus mas sim os escravos estrangeiros, que lavavam os pés dos seus senhores, o próprio Jesus mais uma vez se humilha para ser engrandecido, talvez seja essa a grande questão a seguirmos "ser humilhado pra ser exaltado", esse é mais um grande mistério que se difunde de todo o amor de DEUS por nós. E o próprio Jesus faz o convite para seus discípulos: precisamos lavar os pés uns dos outros! É na hulmidade que conseguimos nos achegar mais próximos do próprio DEUS! A igreja hoje necessita sim de lavadores de pés, de homens e mulheres decididos por um mesmo proposito, o proposito da fraternidade, do amor, da verdade, da compaixão, da esperança, da coragem, do agir, do fazer e do viver em Cristo sempre a reconhecer o Cristo que vive no outro.
       Mais uma vez tudo chega a se resumir em dois mandamentos: Amar a DEUS sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
       Vamos mudar o nosso coração que ainda se faz como uma pedra bruta, para um coração que possa amar, vamos nos deixar moldar pelo próprio DEUS.

 VAMOS REZAR JUNTOS!

       Vem senhor, vem moldar o meu coração, eis aqui o teu pobre e humilde servo, estou aqui faça-se em mim segundo a tua vontade, vem transformar esse coração, vem me formar, me capacitar, eu quero te servir, te adorar e que minhas limitações e imperfeições não venha me separar de ti, porque sei que ao teu lado eu vou muito mais longe, irei ate o céu que me prometeste. Que o teu amor senhor, nunca venha a cessar de me amar. AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário