Jesus

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Historia da Banda Rosa de Saron




Rosa de Saron é uma banda brasileira católica de rock formada dentro do movimento de Renovação Carismática Católica em 1988, na cidade de Campinas, também conhecida por ser um dos precursores do White Metal católico no Brasil.
A banda também já recebeu duas indicações ao Grammy Latino na categoria Melhor álbum cristão em língua portuguesa nos anos de 2010 e 2011.

História

1988-1999: Os primeiros anos

No final da década de 1980, o grupo inicialmente tocava durante as missas e no grupo de jovens na Comunidade católica Menino Jesus de Praga, no bairro Cambuí, em Campinas, São Paulo. Em meados dos anos 1990, os integrantes da banda Rosa de Saron decidiram usar o rock pesado para evangelizar e de certa forma alavancarem o circuito do rock católico. Nesta fase a banda era formada por Marcelo "Tchelão" Machado (vocal), Alessandro (bateria), Eduardo "Duzinho" Faro (guitarra), Alex Nozaki Mota (guitarra), Rogério "Cazuza" Feltrin (baixo) e Eduardo Bortolato (teclados).
Em 1994 foi gravado Diante da Cruz, o álbum de estreia da banda. O disco tornou-se um referencial no meio religioso, por conter uma sonoridade inédita em seu segmento, mesclando o hard rock com heavy metal. Foi lançado de forma independente em vinil e cassete em 1995. No ano de 1996, com a fundação da Codimuc, o trabalho foi relançado.
Após o lançamento da obra, Alex Nozaki deixara a banda, e Welington Greve (Grevão) assume a bateria no lugar do Alessandro. Em 1997 a banda lançou o disco Angústia Suprema, que foi produzido por Daniel Stiling.
Em 1998, o grupo completou 10 anos de existência, e no mesmo ano ocorreu um show no Parque do Taquaral, em Campinas, onde foi realizado o primeiro festival de rock católico da história, além da presença da Rosa de Saron, estiveram Eterna, L.O.V.E e Cristoatividade.
A partir de 1999, banda passou a admitir outras vertentes do rock, e no mesmo período a banda lançou o primeiro single católico, o "Olhando de Frente", que teve um pré-lançamento em um show da banda na Canção Nova, em Cachoeira Paulista, em 25 de junho de 1999. Pouco tempo depois Marcelo Machado deixa o Rosa de Saron para continuar seu trabalho com o The Flanders, alegando estar difícil a conciliação dos compromissos com ambas além dos compromissos pessoais. Ainda, Eduardo Bortolato também deixou o grupo para se dedicar mais ao seu trabalho de música eletrônica, o Heavens Dance, fundado em 1995.

1999-2005: Novo vocalista e outros discos

Por conta da saída do vocalista anterior, a banda iniciou uma procura por um novo vocalista, até escolher Guilherme de Sá. Demorou para que o conjunto novo trabalho, pela fase de transição que este passava e também pelo tempo que os seus integrantes dispunham. Já havia na banda diferentes influências em relação ao último disco Angústia Suprema, que unidas às influências do Guilherme, resultou na sonoridade encontrada em Depois do Inverno, lançado em 2002. Contou com a presença de Paulo Faganello nos teclados, tendo doze faixas.
No dia 20 de abril de 2005, no Credicard Hall, a banda participou de um DVD em comemoração de 15 anos da gravadora Codimuc com 3 músicas: "Do Alto da Pedra", "Sangria" e "Muitos Choram". Em "Sangria", houve a participação de Marcelo Machado (o antigo vocalista). A data da gravação do disco marcava 20 dias da morte do Papa João Paulo II.

2005-2008: Outras gravações

Em 2005 é lançado Casa dos Espelhos. O lançamento do trabalho ocorreu no Hopi Hari e contou com a participação de vários nomes da música católica. Foi produzido por Guilherme de Sá, e o disco rendeu uma série de shows pelo Brasil. Em 2006 seria realizada a gravação do primeiro DVD da banda, adiado e lançado anos depois.
Em fevereiro de 2007, o grupo gravou o disco Rosa de Saron Acústico pela gravadora Codimuc. Produzido por Guilherme de Sá, teve a participação especial da cantora Aura Lyris na canção Anjos das Ruas.
Dia 16 de Abril de 2008, foi gravada em Valinhos o DVD Acústico e ao Vivo. Em julho do mesmo ano, Rogério Feltrin, baixista e fundador da banda, publicou o livro Rock, Fé e Poesia, no qual conta a história dos 20 anos do Rosa de Saron e de cada música da banda.

2009-atualmente: Som Livre, Grammy Latino e 20 anos

Em janeiro de 2009, a Som Livre, gravadora pertencente às Organizações Globo, passou a distribuir o DVD Acústico e ao Vivo em parceria com a Codimuc, iniciando assim uma nova fase na carreira da banda, com expressiva divulgação no meio secular.
Em dezembro daquele ano foi lançado Horizonte Distante. No disco, a banda mesclou uma sonoridade próxima ao rock alternativo estadunidense. A repercussão do disco fez com que a banda fosse pela primeira vez indicada ao Grammy Latino na categoria "Melhor Álbum de Música Cristã em português".
Em dezembro de 2010, a banda lançou o segundo álbum ao vivo na carreira, Horizonte Vivo Distante, gravado no HSBC Brasil, em São Paulo, no dia 10 de setembro de 2010. O público somou mais de 3 500 pessoas e contou com a participação de Maurício Manieri em “Rara Calma”. O disco rendeu à banda o primeiro disco de ouro da Associação Brasileira dos Produtores de Disco (ABPD), sendo que tanto o CD e DVD foram certificados. Ainda, o disco recebeu uma indicação ao Grammy Latino.
Em 2011, a banda lançou Siete Camiños, o segundo EP da banda e que contém sete canções do grupo, sendo três em inglês e quatro em espanhol. No ano seguinte, foi lançado o DVD Rosa na Estrada, um documentário produzido pela TV Século 21 sobre os bastidores e história da banda.
Em maio de 2012, com a produção de Guilherme de Sá, foi lançado O Agora e o Eterno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário