Jesus

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Afetividade


O dicionario da linguá portuguesa defini afetividade como a Psicologia do conjunto dos fenômenos afetivos (tendências, emoções, sentimentos, paixões, etc), força constituída por esses fenômenos, no íntimo de um caráter individual.

A nova geração criada pelo o mundo globalizado, geração egoísta, geração do "EU", generalizam afetividade e sexualidade como um conjunto perfeito para a prostituição e pornografia, fazendo assim um misto dessas duas baseando-se nos seus princípios individualistas e egoístas que a sociedade que se diz moderna nos apresenta a cada dia, acabam por descaracterizar a afetividade e a sexualidade, tornando-as em monstros que saciem seu ego e seus vícios. E essa mesma geração acabou com o principio de sexo após o casamento, tornando isso possível em quase toda faixa de idade sem nenhum vinculo matrimonial, usando o seu semelhante como uma algo que vai saciar seus desejos.

Na literatura grega o amor é devidido em 3 vertentes, sendo elas: Ágape (Amor divino ou incondicional), Eros (Amor carnal ou erótico) e Filia (Amor de amigos).

A afetividade deve por obrigação ter inicio no amor Filia, no amor gerado apartir da amizade. A afetividade não pode e não deve ser relacionada aos outros tipos de amores se não passar antes pelo amor Filia, pois qualquer tipo de relacionamento pra ser bem sucedido deve passar por uma boa amizade antes de tudo.

A afetividade deve ser entendida como algo divino que o próprio Deus Pai quis nos prensentiar, por isso, deve ter como primeiro passo o respeito devido para com a outra pessoa, pois Deus nos fez todos sua imagem e semelhança ( Gn 1, 26) e pede que amemos uns aos outros como a si mesmos (Jo 13, 34).

A afetividade deve ser canalizada pra Deus, pois, por muitas vezes quando isso não acontece acabamos por pecar contra Deus e contras as pessoas que amamos, então quando começar a gostar de alguém, seja uma amizade, um namorado (a), comece esse relacionamento entregando em oração nas mãos de Deus e o mas ele mesmo fara.

Lembre-se sempre respeite as pessoas seja elas quem for, pois elas são a imagem e semelhamça de Deus e merecem todo o respeito. 

Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba.
Não ame por admiracão, pois um dia você se decepciona. 
Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação. 
Madre Teresa de Cálcuta 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário